Mailen Taiane de Souza Moura
1º ALFABETIZAÇÃO PATRIMONIAL
A alfabetização Patrimonial é uma ferramenta usada para que o indivíduo faça a leitura do mundo que está a sua volta . ela se fundamenta numa política cultural levando em conta o conhecimento e a consciência dos bens culturais de um povo.
Os bens culturais referem-se aos patrimônios materiais (bens de pedra e cal) e imateriais (expressões culturais).
O objetivo é que os professores conheçam as histórias (fatos marcantes) da cidade e através destes possam alfabetizar seu alunos. A partir do conhecimento transmitido, não só o professor, mas também os alunos se tornam pesquisador e aprende a respeitar as diferenças culturais que aparecem.
2º conversando sobre educação patrimonial
Com o decorrer do tempo, ou seja, com a globalização a memória vai sendo esquecida e só conseguimos resgatá-la de maneira coletiva, pois é no coletivo que construímos e resgatamos parte dela
Patrimônio pode ser definido como tudo o que marca a identidade de um povo, ex: no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é considerado um patrimônio cultural do estado.
Um dos objetivos da educação patrimonial é contribuir para a formação de uma sociedade sensível, respeitadora e responsável.
O patrimônio de um povo pode ser material, bens de pedra e cal e imaterial, bens culturais e simbólicos de um povo que não os deixa cair no esquecimento.
Mailen Taiane De Souza
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário