Texto 1
ALFABETIZAÇÃO PATRIMONIAL
A escola deve trabalhar com seus alunos a historia de sua localidade, sua cultura, costumes, ou seja, tudo que faz parte da cultura popular daquela região.
O patrimônio de uma população consiste em bens materiais feitos de “pedra e cal” (monumentos, praças, etc.) e os imateriais (festas, danças, musicas entre outros).
Os professores e os alunos precisam ser pesquisadores, buscando o conhecimento daquilo que os rodeia e que faz parte da sua cultura.
Assim, a alfabetização patrimonial como uma ferramenta teórico-prática vem nos possibilitando afirmar o espaço da formação como lugar privilegiado de recriação de saberes, histórias e memórias que permitem reinventar o mundo a partir do lugar e de seu patrimônio.
Queila Gomes do Nascimento
Texto 2
Conversando sobre educação patrimonial
O conceito de patrimônio vem remetendo a questão da memória e da formação da identidade de um povo (danças, religião, costume, cultura, etc.)
Já a educação patrimonial é o reconhecimento dessas identidades resgatando-as e as trazendo para nosso presente.
Consideramos a herança cultural de um povo como seu patrimônio material e imaterial.
Nós professores devemos estar possibilitando a nossos alunos a leitura do mundo que o rodeia levando-os a identificar a história de sua localidade fazendo com que estes se reconheçam como parte dela.
Queila Gomes do Nascimento
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário